⚙️ Peugeot 207 com motor 1.4 ou 1.6: Qual escolher?
O Peugeot 207 chegou ao Brasil com várias versões e, entre elas, dois motores que dividem opiniões: o 1.4 Flex (TU3) e o 1.6 Flex 16v (EC5). Mas afinal, qual vale mais a pena? Neste post, a gente destrincha as diferenças entre eles, mostra os prós e contras e te ajuda a decidir com base no seu perfil de uso (e de paciência).
5/29/20253 min read


🧪 Motor 1.4 TU3 Flex
✅ Vantagens:
Mais econômico: Ideal pra quem roda muito na cidade e quer gastar pouco.
Manutenção mais barata: Peças mais simples, manutenção mais acessível.
Seguro mais em conta: Versões com motor menor costumam ter menor custo de seguro.
Menor carga sobre suspensão e freios: O carro é mais leve, exigindo menos dos componentes.
❌ Desvantagens:
Desempenho modesto: Aceleração mais lenta, especialmente com o carro carregado ou com ar ligado.
Pouco divertido em estrada: Em retomadas ou ultrapassagens, falta fôlego.
Sem opção automática: É só no braço mesmo.
Indicado pra quem quer um carro econômico e não liga tanto pra desempenho.
🧪 Motor 1.6 EC5 Flex 16v
✅ Vantagens:
Desempenho muito superior: Anda bem na cidade e na estrada. Mais torque e potência.
Versões mais completas: Geralmente vêm com mais itens de conforto.
Opção com câmbio automático (AL4): Para quem prioriza conforto.
❌ Desvantagens:
Consumo mais alto: Principalmente com câmbio automático.
Manutenção mais cara: Peças do motor e do câmbio tendem a ter custo mais elevado.
Câmbio automático pode ser problemático: O famigerado AL4 é conhecido por falhas se não for bem cuidado.
Indicado pra quem busca conforto, desempenho e não se incomoda com um gasto um pouco maior.


🔹 Motor 1.4 TU3 Flex
O TU3 é um motor de origem francesa, da família PSA TU, desenvolvida no final dos anos 1980. Ele começou a ser usado em modelos europeus como o Peugeot 205, 106 e Citroën AX, ganhando fama de durável e fácil de manter.
No Brasil, ele chegou nos anos 2000, inicialmente nos Peugeot 206, e depois nos 207, Hoggar, e alguns Citroën C3 e C3 Picasso. A versão Flex foi adaptada especialmente para o mercado brasileiro e começou a equipar o 207 por volta de 2008, quando o modelo foi lançado como sucessor visual do 206.
➡️ É um motor simples, com comando simples no cabeçote (SOHC), 8 válvulas e estrutura robusta. Ideal para o dia a dia, mas sem grandes emoções.
🔹 Motor 1.6 EC5 Flex
O EC5, também conhecido como TU5JP4 (versão 16 válvulas), é um projeto mais moderno e refinado da PSA. Desenvolvido nos anos 90 na Europa como evolução do TU5, ele começou a equipar diversos modelos da Citroën (C3, C4, Xsara) e Peugeot (206, 207, 307), com boas respostas e suavidade no funcionamento.
A versão EC5 Flex foi lançada oficialmente no Brasil em 2010, como resultado de uma parceria entre a PSA e a Tritec (e depois a Fiat/Powertrain), para adaptar o bloco ao uso com etanol. Ele é o motor que equipou as versões mais completas do 207, tanto com câmbio manual quanto com o automático AL4.
➡️ Com 16 válvulas, comando DOHC e melhor performance, é o mais interessante para quem valoriza desempenho, mesmo que o consumo seja um pouco mais elevado.
🚗 Outros modelos que usaram esses motores no Brasil
TU3 (1.4 Flex):
Peugeot 206, 207, Hoggar, Partner; Citroën C3 (1ª geração)EC5 (1.6 Flex 16v):
Peugeot 206, 207, 307, 308, 2008, 408, Partner; Citroën C3, C3 Picasso, C4 Pallas
📊 Comparativo Rápido
🤔 Afinal, qual é o melhor?
Se você busca economia, o 1.4 vai te atender bem.
Se você quer mais potência e conforto, o 1.6 (manual de preferência) é mais completo e resistente.
Mas, atenção: o estado do carro importa mais que o motor. Um 1.6 mal cuidado pode dar mais dor de cabeça que um 1.4 impecável. Atente-se também para a fragilidade do arrefecimento da versão 1.4, há muitos casos de defeito severo do motor decorrente de superaquecimento.
Blog do Peugeot
Contato
Blog